A HISTÓRIA DO HALLOWEEN
O Halloween tem suas raízes nas antigas tradições pagãs e cristãs, particularmente no Samhain e no Dia de Todos os Santos, que são comemorados em 1º de novembro. Na véspera do Dia de Todos os Santos, em 31 de outubro, acreditava-se que o mundo espiritual se conectava com o mundo material. Esse fenómeno gerava temor entre as pessoas, que temiam que espíritos malignos pudessem causar danos a elas e às suas colheitas.
AS TRADIÇÕES DE HALLOWEEN
As tradições celtas incluíam diversos rituais para honrar os mortos e afastar espíritos. Fogueiras e velas eram acesas como guias para as almas que buscavam o caminho. Os celtas também utilizavam caldeirões, jogando moedas dentro deles para fazer pedidos aos espíritos. A prática do “Trick or Treat” (doces ou travessuras) tem origem nessa época, onde as pessoas batiam de porta em porta pedindo um doce em troca de orações pelos falecidos da família.
O nome “Halloween” é uma combinação de “Hallow” (que significa santo) e “eve” (que significa véspera), referindo-se à véspera do Dia de Todos os Santos. Essas tradições, ao longo do tempo, moldaram o Halloween moderno, que hoje é celebrado com fantasias, doces e diversas festividades, mantendo viva a conexão com suas origens históricas.
COMO O HALLOWEEN FOI PARAR NOS ESTADOS UNIDOS?
Depois da chocante descoberta de que o Halloween não nasceu nos Estados Unidos, pode-se perguntar como ele chegou à Terra do Tio Sam.
Em 1845, a Irlanda enfrentou a “Grande Fome”, causada por uma infestação nas plantações de batata, que era a principal fonte de alimento da população. Essa tragédia resultou em uma emigração em massa dos irlandeses para os EUA.
Com a imigração dos irlandeses para os Estados Unidos no século 19, essas tradições foram adaptadas e se tornaram populares. Em vez de nabos, que eram usados para esculpir rostos com velas, as abóboras se tornaram o vegetal preferido, refletindo a abundância desse fruto na América, que passou a ser esculpida como lanterna. Além disso, alguns rituais, como puxar couves do solo para prever o futuro, também foram incorporados às comemorações.
Com esta migração, começaram a surgir as primeiras referências ao Halloween nos Estados Unidos. As tradições europeias se mesclaram com os rituais de colheita americanos. A antiga tradição do “trick or treat” também se popularizou entre as crianças.
Assim, o Halloween se firmou como uma tradição americana, ganhando reconhecimento mundial.
Portugal não tem uma tradição tão forte neste dia como nos Estados Unidos e no Reino Unido, mas também se celebra o Halloween (ou dia das bruxas) no nosso país, sobretudo pelas crianças e jovens, que saem às ruas para fazer travessuras.